Quais os melhores suplementos para atletas de Crossfit?

crossfit

Cada vez mais pessoas estão praticando Crossfit como uma alternativa para manter a boa forma e ganhar mais qualidade de vida.

Se esta também é a sua opção, confira nossas dicas sobre os melhores suplementos para atletas de Crossfit.

O que é Crossfit?
O Crossfit é um programa de treinamento que tem por objetivo dar a você muito mais resistência física proporcionando ganho de força e mais disposição para as atividades do dia-a-dia.

E o melhor! É o tipo de atividade que pode ser feita por qualquer pessoa, desde um atleta em potencial até um idoso ou uma criança. Isso porque os treinamentos são elaborados de acordo com as necessidades de cada um, onde a intensidade também varia de acordo com a faixa etária e objetivos individuais.

Os benefícios do Crossfit

Entre os benefícios desta modalidade estão:

• Maior resistência física;
• Melhora das condições cardiorrespiratórias;
• Fortalecimento dos músculos;
• Ganho de flexibilidade, coordenação e equilíbrio;
• Alívio do estresse do dia-a-dia;
• Ganho de massa muscular e consequentemente maior definição do corpo.

Quanto maior a intensidade dos exercícios, maiores serão os benefícios trazidos. Para usufruir de todos esses benefícios você deve combinar aos exercícios uma boa alimentação com:

• Proteínas que auxiliam na construção e recuperação muscular;
• Carboidratos que fornecem energia;
• Vitaminas e minerais que fortalecem o sistema imunológico e protegem o organismo da ação dos radicais livres a que somos expostos diariamente e que são produzidos naturalmente durante a atividade física intensa.

Todos sabemos que a correria do dia-a-dia muitas vezes não permite que tenhamos uma alimentação equilibrada. Nessa hora os suplementos cumprem o seu papel, dando a você, de uma maneira prática, os nutrientes que faltam no seu dia-a-dia para uma maior qualidade de vida.

Entre os melhores suplementos para atletas de Crossfit estão:

1) Whey protein:
Fornece a você a quantidade de proteína de alto valor biológico, que por sua vez favorece a rápida recuperação muscular pós-treino, ganho de força e de massa muscular.

2) Beta Alanina:
A Beta Alanina é um dos melhores suplementos para atletas de Crossfit, pois previne a fadiga muscular e consequentemente o consumo desse suplemento melhora o seu desempenho durante a atividade intensa, seja no exercício anaeróbio como aeróbico.
Estudos comprovam que até 4 gramas de Beta Alanina ao dia trazem resultados bastante expressivos ao seu desempenho.

3) Termogênicos:
Os termogênicos favorecem uma maior queima das gorduras indesejáveis por acelerarem o metabolismo. Entre os termogênicos mais conhecidos está a cafeína.
Ao consumir o suplemento de cafeína antes do seu treino, por exemplo, você coloca o seu corpo em estado de alerta. Isso porque a cafeína atua diretamente no seu sistema nervoso central estimulando a atividade cerebral.
O seu benefício é a quebra das gorduras em excesso para utilização destas como fonte de energia. O resultado é que além de emagrecer, você ganha massa muscular magra.
Por isso, em quantidades equilibradas, os suplementos para atletas de Crossfit a base de cafeína ocupam um lugar de destaque.

4) Glutamina:
A glutamina é um aminoácido produzido naturalmente pelo corpo e forma cerca de 60% do tecido muscular, no entanto, em atividade física intensa, esse aminoácido precisa ser suplementado, pois a quantidade produzida pelo organismo não é suficiente.
Ela é ideal para prevenir a fadiga e favorecer a rápida recuperação muscular. Além disso, reforça o sistema imunológico, o que aumenta a sua disposição para a atividade física.
Esse aminoácido é essencial a quem busca ganho de massa, isso porque ele aumenta de forma expressiva o nível do hormônio GH responsável pelo crescimento muscular e pela perda de gordura.
Além disso, a glutamina carrega nitrogênio para dentro das células, favorecendo o ganho de massa magra, o que justifica o fato dela estar entre os melhores suplementos para atletas de Crossfit.

5) Multivamínicos:
Toda alimentação saudável deve conter vitaminas e minerais em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo e, quando se trata de atividade física intensa, estas necessidades aumentam.
As vitaminas e minerais vão auxiliar no transporte de nutrientes para dentro das células, reforçar o sistema imunológico, prevenir a fadiga e a ação dos radicais livres.

O conjunto desses benefícios irá melhorar o seu desempenho e dar um “upgrade” nos seus resultados com a prática de atividade física.

Entre os suplementos para atletas de Crossfit e de qualquer outra atividade intensa que requisite mais do seu organismo estão:

• Vitamina C
• Vitamina B
• Vitamina E
• Zinco.

Essas foram algumas das nossas sugestões de suplementos para atletas de Crossfit, mas não dispensam a orientação de um nutricionista para adequação das quantidades de acordo com as suas necessidades e rotina diária.

Se você aprovou nossas sugestões, deixe o seu comentário registrado e compartilhe!

Até o próximo post.

Escrito por: Michelle C. L Dos Santos, Nutricionista.