Porque consumir proteína de rápida absorção logo ao acordar?

wheyprotein

As proteínas são essenciais na alimentação de quem pratica atividade física intensa, mas cada tipo oferece um benefício para o seu treino. Hoje vamos descobrir qual a verdadeira importância da proteína de rápida absorção na sua rotina. Confira!

Proteína de rápida absorção, qual o diferencial?

A proteína é um nutriente essencial para quem busca o ganho de massa muscular e nem sempre é possível obter proteína de alto valor biológico, ou seja, de alta qualidade que será bem aproveitada pelo seu organismo somente através da alimentação.
É aí que entram os suplementos de proteína. Cada vez mais as indústrias de suplementos se aperfeiçoam para elaborar suplementos de proteína de alto valor biológico, como o whey protein.

Whey Protein é o tipo de proteína de rápida absorção e que tem grande quantidade de aminoácidos essenciais. As proteínas de rápida absorção fazem toda a diferença em relação ao ganho de massa muscular, isso porque durante a atividade física intensa há um grande gasto energético. A energia gasta precisa ser reposta para que ocorra a reconstrução muscular e o nutriente mais requisitado são as proteínas, e quanto mais rápida a absorção dessas proteínas pelo seu organismo melhor, pois você evita o catabolismo. O catabolismo só acontece quando você não tem energia no momento que precisa, por isso suplementos a base de proteína de rápida absorção são tão importantes no seu pós-treino.

Entre as versões de whey protein comercializadas a hidrolisada é a proteína de rápida absorção mais eficiente.
Apesar de ter um custo mais elevado em relação às outras versões o custo/benefício vale a pena, já que ela passa por um processo de alta filtragem e de decomposição das cadeias longas em fragmentos menores. Com isso a sua absorção fica ainda mais rápida e a concentração de proteína pode chegar em 92%.
É muito mais benefício para você atleta que busca pelo ganho de massa muscular!

Além disso, é importante combinar às proteínas boas fontes de carboidratos como os integrais, que fornecem energia aos poucos mantendo os níveis de energia durante todo o treino.
Os carboidratos também ajudam a “poupar” as proteínas musculares como fonte de energia evitando o catabolismo.

Conclusão:

Para que o seu treino renda bons resultados é necessário:
• Uma alimentação equilibrada;
• Manter o ritmo da atividade física seguindo as orientações de um educador físico que vai adaptar a atividade física às suas necessidades;
• Descansar adequadamente para promover a reposição energética e a reconstrução muscular;
• Utilizar a suplementação bem orientada por um nutricionista que vai adequar o tipo de suplemento às suas necessidades nutricionais e ao objetivo do seu treino.

Além disso, você pode seguir uma regrinha básica que inclui:
• Proteína de absorção lenta antes de dormir: Com isso os aminoácidos essenciais serão digeridos gradativamente, garantindo que o tecido muscular fique bem nutrido por mais tempo. O resultado é um ganho de massa muscular muito mais eficiente;
• Proteína de rápida absorção ao acordar: Para garantir a reposição de proteínas adequada equilibrando os níveis de proteína que ficam baixos ao acordar o que por sua vez evita o catabolismo muscular;
• Proteína de absorção lenta durante as demais horas do dia combinadas com carboidratos integrais para garantir a quantidade de energia suficiente durante todo o treino. Além de favorecer a boa nutrição do tecido muscular e por consequência o ganho de massa.

Escrito por: Michelle C. L Dos Santos, Nutricionista.