Como reduzir a falta de estoque em sua loja?

Distribuidora Empório Suplementos

Quantas vezes você foi até uma loja para comprar aquele produto que tanto desejava, e ao chegar se deparou com a mensagem do vendedor: “Não trabalhamos com este produto” ou “Este produto acabou”?

Frustrante, não é mesmo?

Pois é, é assim que o seu cliente se sente ao chegar em sua loja e não encontrar o que tanto queria. A ruptura de estoque é um dos fatores mais críticos para o seu comércio não alavancar, representando uma queda de 5% a 10% em suas vendas. No mercado de suplementos alimentares estes números são ainda mais assustadores, pois há uma alta fidelização do público em determinadas marcas.

Além do prejuízo financeiro de não realizar a venda, a experiência do cliente fica totalmente vulnerável para que ele deixe de comprar contigo e vá para o concorrente.

Independente do momento financeiro da sua empresa, é importante traçar estratégias para que este evento não aconteça. Um ótimo planejamento de compras e a gestão do estoque adequada são fundamentais para evitar a falta de produtos.

Veja 5 dicas para evitar a ruptura de estoque:

– Tenha um sistema de gerenciamento de vendas e estoque. Há diversas opções no mercado, gratuitas ou pagas, cada uma com as suas particularidades.

– Defina uma quantidade mínima do produto em estoque. Se possível, estabeleça também uma quantidade ideal para evitar contratempos.

– Crie um cronograma de compras. Realizar a compra somente após a falta do produto ocasiona maior período de ruptura. Não esqueça de incluir no cronograma o tempo de entrega dos produtos pelo seu fornecedor.

– Procure uma distribuidora de suplementos alimentares que possua produtos a pronta entrega. Além de atender o seu negócio com maior agilidade, evite investir todo o seu dinheiro comprando apenas em um fabricante. As distribuidoras permitem um maior mix de produtos a pronta entrega com preços competitivos.

– Analise os seus concorrentes. Produtos nas prateleiras demonstram que o público daquela região tem interesse por determinado produto, e mais cedo ou mais tarde irão até o seu estabelecimento procurá-lo.

Como as distribuidoras de suplementos alimentares realizam compras em grandes volumes dos fornecedores, conseguem negociar ótimas condições para serem repassadas aos lojistas. Muitas vezes estes preços são menores nas distribuidoras do que comprando diretamente com o fabricante, justamente pelo fato do volume adquirido e pela constância de pedidos ao longo do tempo.

Faça uma pesquisa das distribuidoras de suplementos alimentares que entregam para a sua região, e não esqueça de comparar o tempo de entrega reduzido que elas poderão proporcionar ao seu negócio.

Adriano Brandão
Fundador – Empório Suplementos

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