A importância da vitamina D para o treino

Vitamina D

Conhecida há muito tempo por ajudar na absorção do cálcio pelos ossos, a vitamina D está conquistando seu espaço na rotina de quem faz atividade física, isso porque ela é capaz de trazer muitos benefícios para o ganho de massa muscular.

Ficou interessada (o)? Então continue lendo para saber mais sobre a importância da vitamina D para o treino e como ela pode te favorecer.

A importância da vitamina D para o treino.

Para que a atividade física te traga bons resultados é importante conciliá-la com uma alimentação equilibrada. Dentro de um plano alimentar equilibrado e saudável estão as vitaminas, e aprender a importância que a vitamina D traz para o seu treino fará você atingir suas metas muito mais fácil evitando o desgaste durante e após a atividade.

A importância da vitamina D para o treino se justifica pelo fato de que ela fortifica os ossos dando muito mais resistência a eles. Além disso, age de maneira positiva na produção de testosterona.

Já existem pesquisas que comprovam que quanto melhor as quantidades de vitamina D no organismo maior será a quantidade de testosterona livre no corpo.
Isto significa que pessoas com um suporte adequado de vitamina D ganham massa muscular e reduzem o seu percentual de gordura, já que a testosterona é o hormônio responsável pelo crescimento muscular.

Os benefícios para os atletas não param por aí: além de aumentar a potência dos seus músculos essa vitamina reduz as inflamações e a chance de fraturas causadas pela fadiga muscular. Ela ainda melhora o seu sistema imunológico dando muito mais disposição para a atividade.

Qual a melhor forma de obter vitamina D?

As necessidades de nutrientes incluindo as vitaminas devem ser orientadas por um nutricionista através de um atendimento individualizado, mas no geral a forma mais natural de adquirir a vitamina D3 (que é a forma ativa da vitamina D) é através da luz solar e dos alimentos.

Você pode encontrar a vitamina D em alimentos como:
• Peixes
• Leite
• Ovos
• Fígado de galinha
• Fígado de boi
• Manteiga
• Iogurte
• Óleo de fígado de bacalhau.

O que a deficiência desta vitamina pode causar?

Para você praticante de atividade física é essencial saber a importância da vitamina D para o treino para evitar problemas como:
• Redução de massa muscular
• Fraqueza muscular
• Maior propensão a doenças musculares
• Atrofia das fibras musculares do tipo II, que são as fibras rápidas requisitadas nos exercícios intensos.

O quanto consumir?

Recomenda-se a ingestão diária de 200UI para adultos até 50 anos. A quantidade é aumentada após esta faixa etária para 4000UI.
Quando se trata de praticantes de atividade física a recomendação diária é de 800 UI em combinação com o cálcio.
Esta é a combinação perfeita para aumentar a força muscular e diminuir os riscos de machucar os seus músculos. Mas nem sempre é possível conseguir toda a quantidade ideal somente através da alimentação.
É aí que entram os suplementos que concentram grandes quantidades da vitamina e reforçam a importância da vitamina D para o treino em sua formulação. O consumo deve ser orientado e supervisionado por um nutricionista.

A Vitamina D3, ou colecalciferol como já citamos é a forma ativa da vitamina D e de maior biodisponibilidade, ou seja, é mais absorvida pelo seu organismo e por isso seus efeitos são potencializados.
A importância da vitamina D para o treino em relação a tantas outras vitaminas essenciais ao corpo vem com o diferencial de que é a única que tem a capacidade de se transformar em hormônio, trazendo vários benefícios para melhorar o desempenho durante a atividade física.

O suplemento de vitamina D complementa a sua alimentação, fazendo você alcançar a recomendação diária da vitamina.

A vitamina D3 fornece uma melhor absorção sem que você precise da adição de vitamina A. Para ter os benefícios do suplemento você não precisa exagerar, apenas 1 comprimido ao dia já é o suficiente.
É indicado para:
• Manutenção da saúde óssea
• Equilíbrio do sistema nervoso
• Reforço do sistema imunológico
• Manutenção das funções da tireoide
• A importância da vitamina D para o treino se dá também pelo fato dela melhorar a sua disposição, já que age de forma positiva na absorção de vários outros nutrientes.

Como encontrar o suplemento?
Você pode encontrá-lo em lojas especializadas de suplementos ou pela internet, lembrando que a dosagem e o modo de uso devem ser orientados por um nutricionista.

Você gostou de saber mais sobre a importância da vitamina D para o treino? Então não deixe de compartilhar!

Para melhores resultados foque em uma alimentação saudável e na prática de atividade física com acompanhamento de profissionais da área.

Escrito por: Michelle C. L Dos Santos, Nutricionista.